Uma das preocupações que tomou uma dimensão totalmente diferente na minha vida foi a forma como cuido do ambiente e dou esse exemplo aos meus filhos. A meu ver é não só importantíssimo, como não é tão dificil como pode parecer à primeira vista. E faz-me sentir tão bem. Se cada um de nós fizer um bocadinho, acredito que SIM fazemos a diferença. A maioria das coisas que faço são pequenos hábitos que fui implementando, ao meu ritmo sem me martirizar quando não conseguia cumprir. Acho que a chave para o sucesso foi mesmo essa, não me cobrar demasiado, porque hoje em dia, posso dizer que levo uma vida muito mais ecológica e sinto-me muito bem com isso. Se eu consigo tu também consegues. Tenho a certeza. Muitas vezes o maior impedimento à mudança é pensar que se conseguimos pouco, não vai fazer fazer diferença, mas faz. Se todos fizermos um pouco mudamos mentalidades e assim é que o mundo evolui.
Se preferes ouvir:
Primeira parte:
Segunda Parte:
Preferes ler? Sem problemas. Preparada? Vamos a isso:
- SACOS DE SUPERMERCADO – Usar sacos de pano ou sacos reutilizáveis sempre que vais às compras. Esta é uma mudança básica e muito facil de implementar. Basta ter alguns sacos sempre à mão. Tenho no meu carro, na minha mota e por isso consigo sempre aplicar esta medida!
- SACOS FINOS – Os sacos da fruta? Evita-os completamente. São a causa da morte de imensos animais marinhos. Eu uso uns sacos em pano e também tenho em rede. Não precisas de saco para comprar dois limões! As bananas também não precisam de saco. Os pequenos frutos podem ser colocados em sacos que estás a reutilizar.Os meus são estes (galeria no final) e comprei tecido fino e encomendei-os a uma costureira aqui no mercado municipal. Mas podes encontrar sacos à venda em inumeras lojas. A FlufyOrganicandEco, da simpática Marisa, é uma das minhas preferidas (link no final)
- TAMPÕES – Susbtituí os tampões pelo copo menstrual. Além de poupar imenso dinheiro, evitas a poluição causada por dezenas de tampões por ano e claro, o teu corpo também agradece. Não sei se sabes mas os tampões têm no seu processo de fabrico branqueadores (derivados de lixívia) e microfibras que passam directamente para o interior do teu corpo.
- PENSOS DIÁRIOS REUTILIZÁVEIS – Feitos em algodão, tens diversos tamanhos de acordo com o modelo de cueca que usas. São faceis de lavar à mão (podes fazê-lo no duche, como se fosse um bikini que lavas depois de um dia de praia) juntamente com a roupa branca.
- DESODORIZANTE – Passei a usar à base de pedra de alumen. O que uso é este. A diferença é brutal, Podes ler um artigo com a review do produto aqui.
- ECOPONTO – Faz reciclagem. Nem devia dizer isto a esta altura, mas faz de tudo o que for possível. Não só o plastico, papel e vidro, mas também lâmpadas, tinteiros, cápsulas de café, pequenos e grandes electrodomésticos.
- PILHAS – Usar recarregáveis. É mesmo um investimento. À terceira utilização já estão pagas e nunca mais sofres do mal de precisar de pilhas para o comando e não ter em casa.
- DETERGENTES – Podes fazer os teus próprios ou comprar ecológicos. Eu uso as duas opções. Podes saber mais num vídeo meu que vou publicar no youtube (e subscreve o canal!)
- MERCADO LOCAL – Compra no mercado perto da tua casa. Além do passeio, do prazer de ficares a conhecer de perto quem vive da terra e poderes transmitir esse legado aos teus filhos. Do respeito por quem produz os alimentos que temos na mesa, de conhecer a fruta da época e as estações.
- DONATIVOS – Quando destralhas doa a quem precisa e vai usar. Não deites para o lixo. Podes aprender mais sobre destralhe consciente neste meu artigo.
- PELICULA ADERENTE – podes usar pelicula de cera de abelha ou as plásticas que são reutilizáveis. Tenho as minhas há mais de um ano (podes ver a foto abaixo)
- IOGURTES – Faz os teus próprios iogurtes. Podes aprender a fazer neste post.
- GARRAFA DE AGUA – Uso reutilizáveis e como não gosto do sabor da água
- FILTRO DE AGUA – A água da torneira aqui em Vendas Novas sabe muito mal, a cloro. Não me consigo habituar a este sabor, por isso há vários anos que uso um jarro de água com filtro. Assim não preciso de carregar com garrafões, logo produzo menos plástico, o sabor é igual ao da água mineral e o custo é muito inferior.
- APROVEITAR A AGUA DA CHUVA – Sempre que está previsto chover durante alguns dias seguidos, coloco os meus alguidares da roupa no jardim a recolher água e depois aproveito essa água para regar as plantas nos dias seguintes.
- DAR BANHO AOS MIUDOS JUNTOS – Os meus filhos tomam sempre banho juntos, têm 2 e 5 anos e enquanto isso me fizer sentido assim continuará. Poupo tempo nos banhos, eles brincam e por isso divertem-se durante a banhoca e poupamos água.
- RELVA ARTIFICIAL – Foi um investimento bastante ponderado. O meu jardinzinho é pequeno e eu adoro jardinar, mas a possibilidade de
- NÃO À LOICA DE PLASTICO – Copos de inox, loiça esmaltada. Não há necessidade de comprar mais loiça de plástico. Pode-se lavar na máquina e é uma alternativa.
- ADEUS PALHINHAS – Para isto não há mesmo desculpa. Tens noção do mal que podem fazer? Esta imagem de uma tartaruga (cuidado a pessoas sensíveis). Tens alternativas em inox (são as que uso), em vidro, em papel ou até comestíveis.
- AMBIENTADORES NEM PENSAR – Difusor de óleo essencial foi uma das melhores escolhas que podia ter feito! Só água e um óleo 100% natural, cheirinho bom, energia renovada, menos alergias e menos dores de cabeça.
- COMPRA A GRANEL – Há muita coisa que podes comprar avulso e na medida que precisa, nas principais cidades já consegues ir com os teus frascos comprar. Se vives em sitios pequenos como eu, não desistes, mas adaptas-te. Compro o que consigo (leguminosas, frutos secos, fruta) e o resto vejo o que dá para comprar online, o que é feito com embalagens recicladas, ou em papel, o que dá para comprar em quantidade e evitar duplicar ou triplicar a quantidade de plastico. Se posso preferir o vidro e reutilizar.
- GEL DE BANHO, SABONETE PARA MÃOS E SHAMPOO- Tens alternativas eco, sabonetes naturais que dão vontade de comer, gosto dos da Lush, são muito práticos, especialmente para levar quando vamos de fim-de-semana, mas também para utilização regular. Sinto que deixam o cabelo mais seco, o que se resolve com uma mascara de hidratação (vegan) duas vezes por semana.
- TALHERES E MATERIAL PARA FESTA! – Aqui podes ver alternativas descartáveis em madeira, contudo o que acho mais giro é fazer um pic-nic que que cada um leva o seu cesto com pratos, copos e talheres reutilizáveis. Faz finger food para reduzir a loiça suja, prepara um kit de picnic para levares quando vais comer a algum sitio.
- GUARDANAPOS DE PANO – Só uso de papel quando vou comer algo em que sujo muito as mãos (e até para isso estou a pensar trocar por mini-toalhas turcas das ikea), de resto usamos sempre guardanapos de pano, sempre!
- COTONETES DE PAPEL OU BAMBÚ – Os de papel já há em quase todos os supermercados. Podes comprar os de bambú online nestas lojas que coloquei na lista. Existe um dispositivo para retirar a cera dos ouvidos, reutilizável
- TOALHAS MINI, DISCOS DESMAQUILHANTES REUTILIZÁVEIS E LUVA REUTILIZAVEL – Substituem as toalhitas sempre que a finalidade não seja limpar um rabo com cócó.
- CERA DE ABELHA – Ao invés de pronto para os móveis uso cera de abelha, ou óleo de cedro, ou ainda óleo de linhaça.
- SEBO – Para hidratar os sapatos em pele. Não uses graxa para os sapatos que não têm cor. Podes comprar nas drogarias e lojas de produtos de equitação.
- MANTAS – Uma manta no sofá da sala e já não precisas do aquecedor a bombar.
- ACABA COM O STANDBY – Desliga os aparelhos durante a noite e quando vais de fim-de-semana. Não imaginas o que estás a poupar, na conta e no ambiente. Uma forma muito prática de o fazer é usar tomadas com botão para desligar, uma vez que parte dos aparelhos já não vem com a possibilidade de desligar sem cortar a corrente.
Gostaste das minhas sugestões? Há alguma que queiras colocar já em prática? Conta-me tudo nos comentários e se tiveres alguma dúvida manda-me uma mensagem. Vou colocar uma lista em pdf na biblioteca digital, para que possas acompanhar a tua evolução. Passa por lá e descarrega a tua. Vamos a isso?
6 Sítios onde podes aprender mais (e comprar produtos):
Livros que te podem ajudar:
Nota: O links para os livros são um links de afiliada, o que significa que ao comprares o livro através deste link eu recebo uma pequena comissão que não influencia minimamente o preço que pagas pelo livro. Recomendo os livros porque os conheço e dois deles tenho na minha casa e uso com frequência.
Adorei e apesar de já colocar muita destas coisas em pratica, ainfa tenho algumas para mudar. Obrigada
Temos sempre algo em que podemos melhorar! Mas só o facto de o tentarmos fazer já conta muito! Beijinho grande e obrigada por partilhares
Que bom Anabela. Passo a passo deixamos o mundo melhor!