Adoro ler, e praticamente deixar de o fazer depois de ser mãe. Não só pelo cansaço físico, mas especialmente pela falta de disponibilidade mental. Demoramos algum tempo a ajustar-nos à maternidade.
O facto é que sentia muita falta e cada vez que tentava não conseguia sair das primeiras páginas. Quando voltava a pegar no livro, já não me lembrava do que tinha ficado para trás e pouco a pouco perdia a motivação.
Mas, como não sou de desistir das coisas, fui tentar perceber como poderia resolver isto.
Hoje partilho aqui contigo 5 dicas que podes começar a colocar em prática para retomar as tuas leituras, aproveitando cada bocadinho. (Assiste ao video aqui em baixo) Porque afinal, embora a nossa vida seja atarefada, arranjamos sempre um bocadinho para o que é importante para nós.
- Usa livros em formato de bolso e anda sempre com eles na carteira. Com as toneladas de coisas que levamos para todo o lado, não são mais uns gramas que vão fazer diferença. Entre consultas ou à porta da escola vais sempre arranjar uns minutinhos.
- Coloca na tua lista de tarefas semanal. Por mais ridículo que te pareça, nem que sejam 5 páginas, duas a três vezes por semana. É uma questão de criarmos o hábito de voltar a ler.
- Usa um e-reader. Pode ser um kindle, ou kobo ou outro qualquer. Consegues ter dezenas de livros, pdfs. Podes ler uma amostra gratuitamente, podes sublinhar, fazer anotações e mexer no tamanho da fonte e a iluminação é semelhante ao papel. Eu tenho o Kindle paper white há vários anos e anda sempre comigo.
- Usa uma App para ouvir livros. Eu uso regularmente o audible da Amazon, onde oiço audiolivros. Aproveito o tempo das viagens de carro para ouvir livros. Também existe outra possibilidade que é o Blinkist. Em troca de uma subscrição, a app oferece o resumo de livros em 15 minutos, explica-te as ideias principais.
- Começa com livros menos exigentes mentalmente. Dos que conjugam leitura e journaling ou de crónicas, basicamente livros que não exigem tanta atenção e que podes passar alguns dias sem ler, que não perdes o fio à meada.
Se gostavas de conhecer algumas das minhas leituras preferidas, podes fazê-lo aqui
Links úteis mencionados no episódio:
Conhecer o kindle paperwhite
Não saias daqui sem baixar o meu e-book grátis que é um óptimo começo para as tuas leituras. Assim ficas já na lista VIP onde partilho conteúdos exclusivos e conto as novidades mais suculentas, no conforto da tua caixa de email, duas vezes por mês.
Se andas sempre de um lado para o outro e achas que nem tens minutos para ver o vídeo, não faz mal. Podes ouvir o áudio aqui em baixo, no meu podcast enquanto fazes qualquer coisa. Adianto-te já que também tenho uma solução compatível contigo para a leitura.
[…] Como arranjar tempo para ler depois dos filhos […]