Este é um tema polémico, mas com este artigo ficarás com algumas sugestões:
Para organizar livros é importante que:
Comeces por destralhar os livros que:
a) Não te marcaram;
b) Não têm um assunto que sintas necessidade de consultar
c) Não gostas
Podes vender e fazer algum dinheiro, porque é um dos itens que mais sucesso tem na segunda mão ou doar numa biblioteca para que possam ter uma nova vida.
Em segundo lugar deves categorizar. Nesta fase escolhe o que melhor se adaptar a ti e à forma como pensas quando procuras.
A pergunta chave é :
Como penso quando procuro um livro?
No meu caso, sendo muito visual e apaixonada pelos livros, não apenas como fonte de sabedoria, mas como objecto de arte, organizar por cores todos os livros de não ficção é o que faz sentido para mim. Mas para ti pode não ser.
As possibilidades que tens são:
📗 Genero ou assunto (romance, desenvolvimento pessoal, técnico, viagens, foto livros, infantis)
📕 Cor ou tamanho – funciona bem para quem é apaixonado por cores e arco-íris, ao jeito da Clea e Johana da Home Edit e conhece as capas dos livros
📘 Ordem alfabética – como numa biblioteca. Normalmente não se usa o titulo do livro, mas o autor, preferencialmente o apelido. (Robbins, Mel – por exemplo)
📙 Autor – é uma escolha optima para quem é certinho nos autores que compra e tem vários do mesmo. Eu fiz isto com os do Paulo Coelho (porque tenho toda a colecção, logo é uma secção à parte)
📖/📚 Lidos e não lidos – É óptimo para quem tem necessidade de controlar o ímpeto de comprar muitos livros. Assim cria consciência de tudo o que ainda tem para ler.
.
Onde compras os teus livros? Eu compro sempre nos mesmo locais. Os livros nacionais na Wook e os internacionais na Home Depository.
Comenta qual a forma que faz mais sentido para ti organizar e se tiveres alguma questão em particular manda-me uma mensagem.
Leave a Reply