
Como diz o pediatra Mário Cordeiro “a diversificação alimentar não pode ser uma escravatura. É bom que os pais gastem um pouco do seu tempo a preparar a comida dos seus filhos, mas quando ele é escasso é melhor que o usem a brincar, ou simplesmente a admirá-los.”
Existem diversos benefícios em confeccionares a comida do teu filho e neste caso doseá-la para congelar e disponibilizar doses individuais.
Algumas vantagens são:
- Sabes a sempre o que o teu filho está a comer e consegues acompanhar a diversificação alimentar. Vais disponibilizando gradualmente os alimentos que o pediatra autoriza, (No final disponibilizo o pdf que fiz com as guidelines do pediatra do meu filho).
- Podes escolher os alimentos mais frescos, saudáveis e em excelentes condições, biológicos e/ou provenientes de animais criados ao ar livre (ovos, aves e outras carnes).
- Auxilia-te na diversificação. Com boiões de compra não consegues limitar os ingredientes a dois ou três.
- Deixas o teu filho mais satisfeito, consegues ir criando combinações diferentes de sabores e texturas, sem causar uma alimentação monótona.
- Permite-te respeitar as particularidades da alimentação da criança (restrições, intolerâncias).
- Poupas tempo graças à possibilidade de cozinhar quantidades superiores, e dinheiro nas compras.
- Permite-te sentir que estas a mimar o teu filho, a contribuir para a sua saúde e bem estar.
Contudo deves ter alguns cuidados na preparação:
- Lava sempre muito bem as mãos, os alimentos que vais confeccionar e os utensílios que utilizares.
- Escolhe sempre ingredientes de primeira, legumes com boa cor, consistência e brilho. Compra as carnes no Talho e o peixe na peixaria para garantir que não estão embalados há dias. Se não tiveres essa possibilidade compra congelado mas de uma marca de confiança.
- Congela carne/peixe separados da sopa.
- Verifica se não existem vestígios de gelo no interior da embalagem que indiquem que pode ter sofrido momentos de descongelação até chegar ao supermercado.
- Sempre que puderes usa produtos “baby” como o baby Rice, que são objecto de inspecções e certificações mais rigorosas ao nível da qualidade.
- Se fores cozinhar para várias refeições procede da seguinte forma: cozinha, deixa arrefecer à temperatura ambiente, logo em seguida, congelas. Fá-lo em pequenas doses para depois descongelares apenas para uma ou duas utilizações. Se quiseres colocar no frigorífico para depois congelar posteriormente não o faças por períodos superiores a um dia. Os alimentos perdem propriedades e nutrientes.
- Segue as orientações do teu pediatra, e lembra-te que a maioria do paladar das crianças se desenvolve nos primeiros dois anos de vida, por isso à medida que for sendo permitido disponibiliza a maior variedade de alimentos possível, respeitando a regra dos três dias, para que o teu filho conheça diferentes sabores e não os estranhe no futuro.
- Usa recipientes apropriados, eu sou fã dos mini-tupperwares da avent, de enroscar que podem ser usados para congelação de leite materno e posteriormente para purés e sopas. São fáceis de lavar, podem ser esterilizados, não derramam e incluem não só a escala de quantidade, até 240ml (8fl oz) como linhas para escrever o alimento e a data de confecção.
Estes dois sites têm dicas excelentes e receitas muito boas e ajudaram-me muito. O site da Leonor, que escreveu o livro Mãe, quero mais! Que foi uma bíblia culinária que usei quase todos os dias para preparar as refeições do Francisco. Ele foi alérgico à proteína do leite de vaca durante 14 meses e por isso tive que ser muito cuidadosa com tudo o que lhe dava. Ainda tens a possibilidade de fazer workshops com ela.
https://www.nacadeiradapapa.com
http://www.homemade-baby-food-recipes.com/
O grande livro do bébé do Mario Cordeiro também é um bom investimento para esclarecer dúvidas que vão surgindo sobre este e outros temas, em especial nas páginas cinzentas de Q&A. As orientações que o pediatra do meu filho deu foram estas. A mim ajudaram-me bastante, não são verdades absolutas e entendo que outros profissionais poderão seguir orientações diferentes, contudo espero que te ajude. Se quiseres um ebook doas 4 aos 12 meses com as guidelines para a diversificação alimentar, podes encontrá-lo na Biblioteca digital para descarregar. Basta que sigas o caminho abaixo indicado.
Se ainda não és subscritora (e precisas da senha de acesso ) entra AQUI
Se já és subscritora (e tens a senha) o caminho é por AQUI





Leave a Reply