Book Review
Link para comprares o livro aqui*.
Nome: Quero falar-te dos meus sentimentos
Autor: Mamoru Itoh
Editora: Entre Letras
Data da 1ª Edição: 2001
Sobre o autor (Bio retirada de Wook ):
Mamoru Itoh é o fundador e Presidente da primeira e maior empresa de formação no Japão. Tem sido um grande impulsionador do coaching no Japão. Enquanto formador e facilitador de comunicação, com 20 anos de experiência no terreno, deu formação na área da comunicação a mais de 15.000 pessoas desde 1980, e providenciou programas de coaching a 4.000 pessoas no Japão. Mr. Itoh, também muito conhecido como autor de livros sobre comunicação, publicou mais de 50 livros e numerosos artigos.
O que é que me fez comprar este livro?
Honestamente não me lembro a motivação, mas sei que o comprei num dos passeios que dava com o meu avô na Avenida de Roma, na livraria Bertrand nas tardes que passavamos juntos. Foi ele que me incutiu o gosto pelo tema de desenvolvimento pessoal e não é por acaso que ainda tenho a sua colecção autografada de livros do Paulo Coelho, como um dos meus maiores tesouros. Sempre fui apaixonada por tudo o que diz respeito ao crescimento de um ser humano e o trabalho que poderá fazer para se tornar melho.
Quatro passagens que gostei:
“Se a pessoa a quem atirámos a bola não a apanhou como queríamos, não a culpemos por isso. Talvez seja simplesmente porque ela não é boa jogadora de andebol. Talvez seja só porque estava nervosa e a mão dela lhe escorregou. Talvez seja só porque a nossa bola era demasiado pesada.”
“Quando se trocam banalidades apenas parecidas com comunicar não se corre o risco de aparentar solidão ou sentir dor. Não temos de nos preocupar com sentimentos ou raciocínios inesperados. Mas também não experimentamos a alegria súbita e irresistível – ou o sentimento de estarmos realmente vivos.”
“A capacidade para comunicar depende da capacidade para fazer a outra pessoa falar – e da sua capacidade para ouvir o que ela está a dizer. Só se ouve verdadeiramente quando se ouve tudo o que a pessoa está a dizer, sem julgar, ou negar, ou comparar essa pessoa connosco.”
“Se há compreensão, pode ter-se pensamentos diferentes, interesses diferentes, sentimentos diferentes – e ainda assim estar juntos.”
Depois desta leitura, o que é que sinto que aprendi?
A não pensar logo no pior cenário, podem existir diversas situações para a nossa bola não ser apanhada e nem todas dependem de nós.
Aprendi que é muito importante comunicar e exprimir os meus sentimentos, embora por vezes falte a coragem devo sempre dizer aquilo que sinto.
Por vezes uma pessoa zangada, pouco amigável e triste é alguém que se sente frustrado por não conseguir comunicar com os outros.
É muito difícil ter uma relação verdadeira se não existir compreensão.
Uma coisa que posso modificar ou colocar em prática?
Ouvir quem comunica comigo com mais atenção, sem me comparar ou pensar automaticamente o que eu faria nessa situação.
Conclusão:
Acho que é um livro obrigatório para quem é apaixonado por desenvolvimento pessoal, sentimentos e emoções.
*Este link é um link de afiliada, o que significa que ao comprares o livro através deste link eu recebo uma pequena comissão que não influencia minimamente o preço que pagas pelo livro.
Leave a Reply